Foto profissional grátis de coroa, decoração, decoração de Natal

 

O termo soft skills - termo que se refere a habilidades comportamentais, como inteligência emocional, resolução de conflitos, etc - teve um aumento gigante de pesquisas nesse ano.

O motivo? As empresas buscavam por pessoas incrivelmente capacitadas para o trabalho que iriam exercer, mas percebeu-se que saber tirar seu trabalho de letra não é suficiente: é preciso um funcionário que saiba lidar com pessoas, problemas e contratempos, e não há curso técnico que ensine isso.

Assim, o setor de Recursos Humanos das empresas entraram em ação e começaram a dar mais atenção a esse tipo de habilidade.

Aqui, deixo algumas habilidades que não são dificeis de adquirir, mas podem MUDAR sua vida profissional:

1. Como ser sozinho

Você tem medo de ficar sozinho? Não deveria. Quando você se recusa a vibrar na energia do medo, possibilidade infinitas aparecem.

Quando falamos de pessoas que não conseguem lidar com a própria companhia, também falamos sobre as que criam laços tóxicos no ambiente de trabalho - que podem arruinar sua carreira - apenas para ter alguém ao lado na hora do almoço. 

Seja autossuficiente. Claro que o relacionamento interpessoal é importante mas, se você não é porta-voz da empresa e seu trabalho não depende de estreitar relações para fazer a companhia continuar rodando, pegue mais leve nessa cobrança de conhecer a fundo todos os seus colegas. 

2. Como pedir um feedback

Quantas vezes a dúvida sobre seu trabalho ser suficiente te consumiu? Aqui, precisamos falar um pouco sobre pessoas e as diversas formas que encontram para expor seus pensamentos. 

Medimos o mundo com nossa régua, isso é um fato. Por isso, sempre esperamos que nosso líder irá demonstrar sua opinião sobre nosso trabalho da forma como faríamos. Mas, na realidade, seu líder pode ser do tipo tão ocupado que só quer encontrar o trabalho pronto, e isso para ele é suficiente. 

Ou seu líder pode ser do tipo perfeccionista, que ama ter seu dedo em cada vírgula que você escreva. E isso não significa que a versão que você apresentou estava ruim, talvez essa seja a forma dele mostrar algum controle. 

Independente da forma que seus superiores costumam fazer, criar coragem e pedir um feedback vai te poupar noites de sono ansiosa sobre isso. E um detalhe importante: não peça pelo feedback sobre sua trajetória na empresa, e sim por uma opinião num projeto especifico que você fez. Assim, receberá uma opinião mais centrada.

Com o feeback, você pode descobrir um detalhe minusculo que irá melhorar muito sua forma de trabalhar. E também, pode descobrir que o trabalho que você enxerga como bom é visto como ótimo pelos superiores.

Se o feedback for negativo, acolha-o e melhore nesse ponto. Mostrar que sabe reagir bem as criticas e melhorar com elas melhorará sua imagem melhor do que qualquer outra dica sobre carreira que você vá ler aqui.

3. Como receber um elogio

Fazemos de tudo para entregar um trabalho perfeito, estudamos para aperfeiçoar as habilidades, e quando recebemos elogios... não sabemos lidar com o reconhecimento.

Grave essa frase na sua cabeça: elogios e reconhecimento são consequências de um trabalho bem feito!

Quando cogitar responder algo como "isso não foi nada demais", lembre-se do quanto deu duro para adquirir conhecimento para realizar o feito. Responda algo como "obrigado, fiz um curso extracurricular que me ajudou muito" ou "obrigado, isso é o que mais gosto de fazer nesse trabalho".

4. Como manter uma conversa

A verdadeira utilidade disso é que todos os funcionários da sua empresa querem a oportunidade de bater um papo com a pessoa responsável pelo setor. Mostrar o quanto dá duro e merece uma oportunidade de promoção, ou participar do time responsável por determinado projeto. 

Pense como o responsável pelo seu setor: você gostaria que alguém se sentasse ao seu lado na cantina e começasse a despejar sua experiência e seus desejos profissionais enquanto você almoça tranquilamento?

Não seria mais agradável puxar um assunto sobre a atualidade, levar isso para o que a pessoa gosta de fazer, mostrar que tem gostos parecidos, e depois partir para uma conversa mais pessoal sobre como a pessoa iniciou na empresa?

Dica para manter conversas: leia as pessoas e seja curioso. Ao primeiro sinal de descontentamento, tentar cortar o assunto, páre. Mas ao ver que o papo está agradando, estenda-o. 

5. Como lembrar nomes

Admito, não sou boa nisso. E sequer havia pensado nisso até começar a trabalhar como corretora de imóveis. 

Quando você trabalha com o sonho das pessoas descobre que quanto mais pessoal - claro, dentro da abertura que o cliente te dá, melhor. Você está tratando sobre algo que irá mudar a vida da pessoa, então você PRECISA mostrar que se importa. 

E comparado a outros profissionais da área, seja qual for, lembrar o nome da pessoa após ouvi-lo somente uma vez demonstra que você se importa não só com a venda, mas com o ser humano que está na sua frente. E essa é a ténica para vender qualquer coisa.

Conclusão

Focamos tanto em cursos extensos e complicados para melhorar nosso curriculo mas há diversos mini esforços que podemos fazer para alavancar nossa carreira.

Oportunidades não aparecem todos os dias, e essas dicas vão te ajudar a se preparar para esse evento!