Foto profissional grátis de aceita, acordo, ajudar

A busca por emprego é uma via de mão dupla: você precisa atender aos requisitos, mas a empresa também precisa condizer com o que você busca na sua carreira!

Embora pareça uma queda de braço onde o mais forte ganha, a empresa precisa do seu serviço tanto ou mais do que você precisa do emprego. Por isso, faça da entrevista como uma negociação: a proposta precisa fazer sentido para você.
 
O entrevistador está vendendo um bom ambiente de trabalho, com desafios e beneficios, e você está vendendo a resolução de problemas que seu trabalho gera. Por isso, seja esperta e faça a conversa render com essas perguntas:

1. Quais são as demandas do dia a dia na empresa? 

Ótima forma de descobrir o que você DE FATO irá fazer. Não é incomum a falha de comunicação e você entrar numa empresa para X e descobrir que, na verdade, faz Y.

Essa pergunta irá te ajudar a entender sua rotina e melhorá-la com o conhecimento que você possui, mais do que isso, mostrará para o entrevistador já se imagina no cargo.

2. Estou entrando para compor a equipe, ou para substituir alguém?

Empresas em expansão são como aviões em curso: não podem parar as atividades, precisam redirecionar a rota enquanto voam. Então pode ser que o setor que você irá trabalhar, na verdade, é a implementação deste processo na empresa, e comece apenas com você.
 
Por exemplo, uma empresa que decidiu que precisa de uma presença online e contrata um designer gráfico. Mas, na verdade, deseja que o designer gráfico faça toda a rotina de social media. Essa é a importância dessa pergunta: alinhar suas expectativas com as da empresa e se você quer ou não esta responsabilidade.

No caso de você estar substituindo alguém, a situação é igualmente delicada. Pode ser que a pessoa antes de você entregasse um trabalho incrível e além do esperado, o que aumenta o padrão do que a empresa busca, como ela pode ter sido um péssima profissional e tudo o que você fizer será revisado várias vezes por trauma do seu ex colega. Boa sorte!

3. Quem será meu mentor?

Essa resposta será bem útil se sua contratação se realizar. Muitas vezes você é contratado e no primeiro dia fica um pouco perdido sobre quem é seu mentor, em quem deve confiar e a quem deve pedir e dar satisfações sobre seu desempenho.
 
Ao descobrir pelo entrevistador quem é seu mentor, você também pode dar uma stalkiada nele pelas redes sociais e identificar padrões do que sua empresa busca nos funcionários. #SUPERDICA

4. Como a empresa começou?

Mostra ao entrevistador que você tem interesse, e também é uma ótima forma de dar continuidade a conversa. 
 
E o mais importante: entendendo como começou e um pouco sobre os fundadores, é possivel também tirar algumas conclusões sobre as politicas da empresa. Se a empresa surgiu de um casal que trabalhava no setor e decidiu abrir seu próprio negócio, a lógica é de que a meritocracia seja uma das veias da empresa (ou não, mas não custa sonhar!).

5. Quais são os próximos passos estratégicos da empresa no ramo no qual estou entrando?

Talvez a empresa esteja aumentando seu quadro de funcionários no setor administrativo pois pretende abrir novos pontos de venda. Ou aumentando seu time de vendedores devido a alta demanda, por exemplo.

Essa pergunta fará com que você descubra mais do que a empresa espera de você e como atender essas expectativas.
 
O que você acha que falta nessa lista? Deixe nos comentários!